O que você encontra no nosso blog:

quinta-feira, 22 de março de 2012

Lançamento do livro A ESCOLA DA REPÚBLICA

Aconteceu no dia 21 de março, na nossa escola, o lançamento do livro A ESCOLA DA REPÚBLICA: os grupos escolares e a modernização do ensino primáro em Santa Catarina (1911-1918) de Gladys Mary Ghizoni Teive e Norberto Dallabrida pela Editora Mercado de Letras.

O evento contou com a presença de ex alunos, professores e diretores, como também alunos, funcionários e professores da UDESC e UFSC.


Fizeram parte da mesa de cerimonia do primeiro evento comemorativo ao Centenário da EEB Lauro Müller o Professor Isaac Ferreira  (representando o secretario de educação o senhor Eduardo Deschamps)
o Professor Mario Benedett – Gerente Regional de Educação da Grande Florianópolis, o Professor Guido Antonio Lehmkuhl – Diretor Geral da Escola de Educação Básica Lauro Muller, a Professora Marlene de Fáveri – Diretora do Centro de Ciências Humanas e da Educação – UDESC,o Professor Rubens de Campos Trovão - (representando a presidente da Associação Catarinense de Professores Maria de Andrade Silva), a Professora Roseli Pereira - Superitendente da Fundação Franklin Cascaes e representante do Secretário de Educação do Município de Florianópolis, o senhor Antonio Carlos Faustino – Presidente da Associação de Pais e Professores da Escola de Educação Básica Lauro Muller, o aluno Lucas Axel Silveira Geraldo – Presidente do Grêmio Estudantil da Escola de Educação Básica Lauro Müller, a professora Gladys Mary Ghizoni Teive -  Professora da UDESC e autora do livro: A ESCOLA DA REPÚBLICA e o Professor Norberto Dallabrida – Professor da UDESC e autor do livro: A ESCOLA DA REPÚBLICA.



A Escola de Educação Básica Lauro Müller iniciou seus trabalhos como Grupo Escolar Lauro Müller, dedicando-se aos estudos de 1ª à 4ª série. Cinqüenta e nove anos depois, a Escola inclui 5ª à 8ª série passando a ser denominada Escola Básica Lauro Müller. Em 1973, com a união ao Grupo Escolar Barreiros Filho, surge a Escola Básica de Demonstração Lauro Müller. Durante seis anos as duas unidades escolares dividiram espaços.
Há dezoito anos foi autorizado o Ensino Médio e a Escola Básica se transforma em Colégio Estadual de Demonstração Lauro Müller. Em abril de 2000 o Colégio passou a denominar-se Escola de Educação Básica Lauro Müller.
No dia da inauguração, o então Governador Vidal Ramos, em seu discurso, diz “ Prestei atenção a construção do edifício destinado a este grupo, assim como a seu mobiliário e material de ensino, porque ele deve servir de modelo aos demais, que vão sendo fundados no Estado.
A inauguração oficial desta casa de instrução é motivo de satisfação e de orgulho. A escola é o laboratório, onde se prepara o caráter e onde se inicia o desenvolver das aptidões individuais. Quanto a mim, eu saberei cumprir o meu dever, trabalhando pela instrução com o amor e o carinho que em mim despertam as causas,  com as quais se irmana o meu espírito.
Para isso não me faltará energia e também, assim o espero, o concurso de todos os homens de boa vontade. Está inaugurado o Grupo Escolar Lauro Muller. Que este nome glorioso e querido lhe seja fanal e guia.”
Ao longo de sua história a Escola de Educação Básica Lauro Müller busca a construção de uma educação libertadora que, diante da realidade atual, encontra avanços e resistências. Em sua metodologia, procura conhecer a realidade do educando e reconhecer sua identidade, diversidade e autonomia para suprir suas necessidades. Por isso, adota uma prática escolar fundamentada na teoria Sócio-Histórica ou Sócio – Interacionista nos autores: Piaget, Freire, Vygotski e outros que vêem o educando como sujeito que constrói seu conhecimento na interação com o meio histórico, físico e social.
Atualmente a Escola de Educação Básica Lauro Müller é reconhecida no âmbito estadual, nacional e internacional devido a projetos educativos desenvolvidos por alunos e professores desta unidade escolar. 






O lançamento do livro aconteceu no auditório da escola juntamente com a exposição A ESCOLA DA REPÚBLICA.